Direto da Redação em Brasilia - Por| B. Santos.tx
Publicação: 15/11/2013 09:34 Atualização: 15/11/2013 21:14
Promotor diz que máfia italiana estaria ameaçando papa Francisco
A questão da segurança tem sido uma das principais preocupações desde os primeiros dias dele como pontífice. Ele quebra protocolos e interage mais intensamente com os fiéis
Os esforços do papa Francisco para promover reformas na Igreja Católica é a causa da irritação dos líderes da máfia italiana 'Ndrangheta, segundo o promotor Nicola Gratteri, responsável por investigar as organizações criminosas na região da Calábria, na região sul da Itália.
Em maio, o pontífice havia condenado o crime organizado e citou nominalmente as quatro principais máfias do país - incluindo a 'Ndrangheta. No início da semana, o papa fez um discurso contra a corrupção.
Para especialistas, a organização é a mais perigosa e imprevisível do país em razão de seu complexo sistema organizacional. "Eu não posso dizer se o grupo está prestes a fazer alguma coisa, mas é importante pensar no perigo", afirmou o promotor. "Se a máfia puder parar o papa, vai pensar em maneiras de fazer isso."
De acordo com Nicola Gratteri, os criminosos que até agora tinham usufruído de influência na Igreja estão ficando nervosos. "Por muitos anos, a máfia lavou dinheiro com o consentimento da Igreja. No entanto, agora, o papa está desmantelando os polos de poder econômico dentro do Vaticano e isso pode ser perigoso.”
Ele disse que chefões do crime organizado no sul da Itália têm relações fortes e discretas com sacerdotes locais, o que os ajuda a legitimar os crimes praticados. Apesar da violência que empregam, esses criminosos são católicos praticantes.
Curta nosso pagina: https://www.facebook.com/pages/Midias-BSB/367370060033199
Nenhum comentário:
Postar um comentário