65ª EXPOAGRO - Formosa GO

65ª EXPOAGRO - Formosa GO

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MINISTRADA DA SECRETARIA DOS DIREITO HUMANOS PEDE A POLÍCIA FEDERAL QUE INVESTIGUE NOTÍCIA FALSA SOBRE O ASSALTO DA HORNET BRANCA

Direto da Redação em Brasília-DF |Letícia Müller
Atualização: 17/10/2013 19:52
Reportagem de| Cíntia Freitas do  Bhaz - Belo Horizonte

Maria do Rosário pede que PF investigue divulgação de notícia falsa sobre assalto da Hornet branca.

Nesta semana, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, solicitou à Polícia Federal que investigue o blog responsável pela veiculação de uma notícia fictícia envolvendo seu nome. A matéria, que vem sendo compartilhada nas redes sociais, afirma que petista teria defendido o assaltante baleado na ação flagrada pela câmera de um motociclista que quase teve sua Honda Hornet branca roubada no último fim de semana, em São Paulo.
As imagens impressionantes do momento em que um policial militar evita o assalto, ao atirar contra um criminoso, foram compartilhadas por milhares de internautas desde o último domingo (13). O flagrante foi gravado por uma câmera acoplada ao capacete do motociclista, que foi abordado por dois homens na Zona Leste de São Paulo.
A reportagem do blog “Joselito Müller – Jornalismo Destemido” informava que Maria do Rosário teria ficado chocada com a morte do assaltante. “O pior não é nem o ato em si, a violência gratuita praticada pelo policial. O que é mais chocante é a reação das pessoas, habituadas à cultura da violência, acabam reproduzindo o discurso elitista, reacionário, neo-liberal e fascista de que bandido bom é bandido morto”, diz uma das falas atribuídas à ministra.

O portal publica texto sobre os mais diferentes assuntos. No fim da matéria com as falsas declarações de Maria do Rosário consta uma observação: “Atenção: Este é um blog de zoação! Não leve a sério, embora os textos sejam verossímeis”. Entretanto, na página inicial não existe nenhuma informação esclarecendo se, de fato, as notícias são reais.

“Sou defensora plena da liberdade de expressão, mas a manipulação é inadmissível”, diz a nota oficial divulgada pela ministra após a repercussão da falsa reportagem. No comunicado, ela ainda se posiciona sobre a ocorrência do assaltante baleado. “No caso específico, minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei”.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) solicitou, à empresa que hospeda o site, a retirada do conteúdo difamatório do ar.
Pelo Twitter, um usuário que se identifica como Joselito Müller, dono do blog, afirmou que o que a publicação da “notícia” não é crime, desde que não tenha objetivo de manchar a reputação de algum indivíduo. Em seguida, ele enviou uma mensagem à ministra pela rede social: “Se queres distância, mantenha distância. No fim do texto tem até uma advertência sobre o conteúdo”.

Na manhã desta quinta-feira (17) mais duas notas sobre o assunto foram publicadas no blog. Os textos, bastante irônicos, falam sobre um blogueiro que inventou boatos sobre Maria Rosário e foi internado em um hospício e de um médico cubano que receita a leitura de obras de Marx e cura paciente da “doença” de Joselito.

FOTO DOCUMENTAL DO OCORRIDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

test